4 Comentários

Como surgiu o Dia dos Namorados?

A história de como surgiu uma das datas comemorativas mais famosas no Brasil não é nem um pouco romântica, mas puramente consumista.

namorados-cenouras

Tudo começou em 1949 e o culpado disso tudo foi o publicitário João Dória, que trabalhava na época para a agência Standard Propaganda.

Como junho era considerado um péssimo mês para as vendas no comércio, a loja de departamentos paulistana Clipper procurou o publicitário João Dória para lhe propôr o desafio de criar algo que melhorasse as vendas nesse mês. E ele aceitou o desafio!

Inspirado no Dia de São Valentim (Valentine’s Day), que acontece em 14 de fevereiro – data em que os apaixonados europeus e norte-americanos trocam presentes – João Dória escolheu o dia 12 de junho por ser a véspera da celebração do conhecido santo casamenteiro, o Santo Antônio e criou o slogan “Não é só de beijo que vive o amor“.

Casa Clipper, na década de 40, era uma das lojas de departamentos mais importantes de São Paulo e “rival” de outros três estabelecimentos paulistanos congêneres: MappinMesbla e Sears.

Para os nostálgicos, recomendo a leitura de um bonito texto do jornalista e professor Edgard de Oliveira Barrosclicando aqui.

Por fim, apesar da enorme faixa exposta em frente à loja com o slogan criativo, a ideia levou mais de UMA DÉCADA para alcançar o objetivo de provocar o consumismo nos apaixonados.

Hoje, o Dia dos Namorados é a TERCEIRA DATA mais pujante para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e o Dia das MãesIncrível!

 

Anúncios

4 comentários em “Como surgiu o Dia dos Namorados?

  1. É, eu geralmente não gosto dessas datas comerciais não. Acho que temos que demonstrar o que sentimos todos os dias, e surpreender quando possível, na medida em que se mantenha imprevisível.

    Dar presentes nesses dias soa mais como obrigação do que como surpresa.

    Mas também não perco pretextos para adoçar a vida das pessoas que gosto. Se for de surpresa ainda, melhor! Hehe

  2. Um viva para o Publicitário João Dória, esse merece!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: