4 Comentários

Cannes Lions – Festival Internacional de Publicidade

O Festival Internacional de Publicidade de Cannes (Cannes Lions International Advertising Festival) foi criado pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa.

Foi criado em 1953, e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial. Este ano o festival será realizado entre 21 e 27 de junho. Lembrando que, participar do Festival não sai barato: inscrever uma peça custa entre 250 e 1,1 mil.

O festival sempre teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias.

Os prêmios são dividos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo estes países os que tem maior participação em inscrição de peças no festival.

Em 2005, foi criado o Titanium Lions, categoria criada para premiar as idéias mais inovadoras e audaciosas em comunicação.

Em 2006, mais novidades, a  Promo Lions e a separação da categoria Impressa da categoria Outdoor. O Brasil se tornou um dos países mais premiados no Festival, junto com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.

Em 2007, foram 30 leões obtidos, mas foi em 2008 que o Brasil superou a marca, obtendo 41 leões, no entanto, o número de ouro caiu de seis no ano de 2007 para um em 2008. E, mesmo com o bom número de prêmios, os profissionais que enfrentaram as maratonas de seminários e assistiram às intermináveis exibições de filmes dizem que as agências precisam melhorar em alguns quesitos.

O primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme “Homem com mais de quarenta anos”, criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, pela agência DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil tem ganhado cada vez mais prêmios e se tornado destaque.

Na próxima segunda-feira (16), o jornal Estado de S.Paulo (Estadão), representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes no Brasil, vai anunciar os nomes dos jurados brasileiros da 56ª edição do evento.

Durante a apresentação, Odmar Almeida Filho, diretor-executivo de Mercado Jornais do Grupo Estado, também vai falar sobre as novidades promovidas pela organização do festival, como a introdução da categoria PR Lions.

A programação completa do Cannes Lions 2009 será divulgada somente em março, mas a organização já adianta um pouco do festival.

Ocorrerão mais de 50 seminários, 25 workshops interativos, além da Zona Young Lions, que são quiosques interativos em torno do Palais que exibem peças concorrentes de Press, Outdoor, Direct, Media, Cyber, Radio, Promo e Design (além de informações sobre os participantes de Film, Titanium e Integrated).

Lounge da Microsoft Advertising, com exibição dos concorrentes de Cyber, além dos shortlists de outras categorias; quatro competições de Young Lions; quatro cerimônias de entregas e duas festas de gala na praia, abertas a todos os delegados registrados.

Se quiser  ficar por dentro de outros detalhes visite o site oficial. O blog Interagindo estará abordando o assunto sempre que houver alguma novidade. Até lá…

Anúncios

4 comentários em “Cannes Lions – Festival Internacional de Publicidade

  1. Caramba, sempre fui louca por esses festivais, desde que paguei uma cadeira sobre publicidade e fiquei louca! é um universo enorme que te faz se perder nos delírios e delicias das propagandas!

    Sou fã!

    Post legal! : )

    bjus

  2. […] Leia também: Cannes Lions – Festival de Publicidade […]

  3. […] também: Cannes Lions – Festival de Publicidade Ligue sua […]

  4. aeee Moniik viciante tudo isso né???!!!….
    bjinhoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: