1 comentário

Cuide de seu coração

Um título de duplo sentido, mas me refiro a parte cardiológica.

No site da Unimed, achei impressionante os dados de uma matéria sobre infarto; onde recentes pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) comprovam que infartos do miocárdio, derrames cerebrais e doenças arteriais, matam 300 mil pessoas por ano no país, o que corresponde a 820 mortes por dia, 34 por hora e uma a cada dois minutos. Triste realidade, e assim que você terminar de ler este post, mais uma pessoa terá morrido dessas causas.

Como diagnosticar um infarto?

Uma dor forte e persistente, na maioria das vezes irradiada para o braço esquerdo, pode ser prenúncio de um infarto. Se este desconforto vier associado a sintomas como náuseas, vômitos, sudorese e palidez, muito provavelmente a pessoa está infartada. Um médico deve ser procurado imediatamente, se isso acontecer.

Quais são os inimigos do coração?

 TABAGISMO, é conhecido como um dos piores inimigos do coração. Eliminá-lo representa fator fundamental na prevenção da doença arterial coronária.

 ALIMENTAÇÃO ERRADA, deve-se evitar os alimentos ricos em colesterol, como a gema do ovo, carnes gordas, leite integral, creme de leite, manteiga, queijo prato, frios e banhas (écaa!).

VIDA SEDENTÁRIA, a falta de exercícios facilita o desenvolvimento da obesidade e eleva os níveis de gordura sangüínea e pressão arterial. Caminhadas, por exemplo, realizadas com regularidade e sob orientação médica, contribuem para diminuir os riscos da doença.

EXCESSO DE PESO, provoca sobrecarga de trabalho, para o seu coração. O controle de peso deve começar na infância. Não deixe que seu filho fique obeso.

TENSÃO EMOCIONAL ou estresse, pessoas que se angustiam com problemas banais e que vivem um cotidiano muito agitado de trabalho estão muito predispostas ao infarto do miocárdio, à angina de peito e à morte súbita. Dimensione com racionalidade seu trabalho e seus anseios.

HIPERTENSÃO ou pressão alta, é um dos fatores capazes de lesar suas artérias. Quanto maior a pressão arterial, maior a possibilidade de lesão.

A cada década o infarto ocorre em pessoas mais jovens.
Ele é ocasionado por oclusão das artérias que irrigam o coração, denominadas artérias coronárias, devido a arteriosclerose.

O melhor remédio é a prevensão! 

Resumindo:

1- Pare de fumar, que coisa chata isso! o cigarro te deixa cheirando mal, com dentes amarelados e tártaro, mal hálito éca!, as mãos cheiram mal também, as roupas, o carro, a casa affff, tudo de um fumante cheira cigarro, me desculpem fumantes, mas é verdade! E não fumem perto de mim! Odeio ficar com meus lindos cabelos cheirando cigarro!! Sem falar que as substâncias tóxicas inaladas causam danos progressivos, podendo provocar uma irritação das paredes internas dos vasos, o que favorece as tromboses.

2- Faça exercícios, caminhe, jogue bola, ande de bicicleta, troque o elevador por escadas, não tire o carro da garagem para ir até a padaria da esquina, lave as janelas de casa sozinha rss, enfim se movimente!!!.

3- Se alimente de forma inteligente oras, a gula é pecado sabia?, você não precisa comer tudo que está na mesa; no restaurante encha o prato de folhas, e passe longe das carnes hahaha ( a vegetariana falou mais alto agora!), e as nutricionistas recomendam: ótimos aliados na mesa são as fibras solúveis (maçã, aveia, casca/bagaço, vegetais crus), responsáveis por ajudar o organismo a eliminar o colesterol através das fezes. Está comprovado cientificamente que o consumo regular de vegetais e frutas frescas diminui o risco de infarto (ebaaaa!).

4- Não se estresse por besteiras, isso mesmo, a vida é bela, contas à pagar todo mundo tem, chefe chato (não é o meu caso) todo mundo tem também, enfim, seja qual for o motivo para seu estresse, se for o caso, se tranque em algum lugar sozinho(a) e grite “AHHHHHH“, sei lá, faça yoga, ballet, faça amor com seu namorado(a), esposo(a), amante hahahahha, plante uma árvore, escreva um livro, faça um filho hahahahah e não se estresse por pouca coisa ok!.

5- Procure um cardiologista, para aqueles com histórico familiar, os exames já podem ser feitos a partir dos 25 anos e os sadios, obrigatoriamente, a partir dos 40 anos. A idade mais crítica para os homens costuma ser aos 55 anos, e, nas mulheres, 65 anos. Fale com seu cardiologista!

 

Acho que estou dentro das expectativas, não fumo, minha alimentação não contém carnes gordas, nem banhas (écaa!), carne nenhuma rss, faço exercícios semanalmente, estou dentro do peso (1,68m x 52kg), minha pressão é normal sempre (10×8), e meu estresse emocional às vezes fica tenso, mas é questão de minutos, eu logo relaxo, afinal não posso decepcionar meu amigão do peito, meu coração!!!

😉

E você, o que você faz para cuidar de seu coraçãozinho???

Anúncios

Um comentário em “Cuide de seu coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: