1 comentário

Cosméticos verdes

Cada vez mais, os produtos de beleza ecologicamente corretos tomam o espaço reservado às maquiagens convencionais na nécessaire.
São os chamados “cosméticos verdes“.

Os substratos usados na composição são de origem sustentável. Ou seja, não contém aditivos químicos, como conservantes, nem foram obtidos por meio de testes feitos com animais.

Mas, atenção, das maquiagens que encontramos nas prateleiras não existe produto 100% orgânico. Isso só é possível no caso de maquiagens com fórmulas manipuladas.
Fique atenta a embalagem, a nomenclatura depende da quantidade de elementos orgânicos utilizada na make.

Na prática, um potinho de blush com mais de 95% de substratos orgânicos é certificado como orgânico. Com 70% a 95%, ele recebe o selo de ‘feito com ingredientes orgânicos’.

“Já os produtos chamados de naturais contêm entre 5 e 70% de ingredientes orgânicos em sua formulação”, explica Alexandre Harkaly, diretor do órgão que certifica orgânicos IBD (Instituto Biodinâmico) no Brasil.

Os produtos naturais têm um selo azul-esverdeado. Já o selo dos orgânicos tem um sol com uma folhinha, escrito Certificado Orgânico. No caso dos manipulados, o ideal é escolher uma farmácia de confiança que use ingredientes também certificados pelo Instituto.

Mas tudo isso tem um preço, maquiagens orgânicas duram menos.
Quanto menor for a concentração de conservantes encontrada na maquiagem, mais orgânico é o produto e menor será a sua duração. Enquanto uma maquiagem totalmente sintética pode durar, em média, até dois anos a orgânica deve ser jogada no lixo depois de seis meses.

A maquiagem manipulada, que não contém qualquer conservante dura até quatro meses, quando mantida na geladeira. Em temperatura ambiente, esse produto estraga depois de dois meses.

A vantagem dessas “maquiagens verdes” vai além do politicamente correto; esses produtos têm baixo risco alergênico (pela diminuição da quantidade de aditivos químicos, dificilmente causam alergias), além de não ressecarem a pele e não abrirem os poros, o que diminui a incidência da acne.
Hoje, as maquiagens orgânicas são, em sua maioria, manipuladas ou importadas.

Vantagens dos “cosméticos verdes”:
– Ecologicamente corretos
– Hipoalergênicos
– Não abrem os poros, diminuindo as chances de acne
– Não ressecam a pele

Cosméticos Orgânicos

As indústrias que têm o perfil “wellness” seguem a tendência mundial “saúde e sustentabilidade“. Ou seja, procuram usar de forma responsável os recursos naturais e respeitar aspectos éticos.
  
A brasileira Natura também aderiu à tendência ecológica e lançou a linha Natura Ekos, que substitui o óleo mineral, resultado da purificação do petróleo, por matéria-prima renovável.

Para essas empresas, o conteúdo é verdadeiramente o que importa. São utilizados recipientes e sacolas recicláveis e biodegradáveis, que, ao serem descartados e entrarem em decomposição, não prejudicam a natureza.

O desenvolvimento sustentável também entra na cartilha das “empresas orgânicas“. Elas não utilizam flores e frutas em extinção e se preocupam em fazer o replantio planejado, sem prejudicar o solo, e beneficiando social e economicamente as comunidades envolvidas na produção.

Veja algumas empresas que oferecem cosméticos ecológicos e orgânicos:
Natura
– L´Occitane
Éh Cosméticos
Amazon Secrets
Lush
Até o Príncipe Charles resolveu apostar no novo filão com a sua marca de cosméticos orgânicos, a Prince Duchy’s Originals.

(Fonte: Bolsa de Mulher)

Anúncios

Um comentário em “Cosméticos verdes

  1. Que coincidência… ontem mesmo eu e minha noiva começamos a comprar sabonete Ox Vegetal, sem componentes de origem animal… =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: