2 Comentários

Dia da Bandeira – 19 de Novembro

bandeira_brasil

A Bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889, através do decreto de lei nº 4 de 19 de novembro de 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Linhares. A comemoração da data se faz obrigatória nos quartéis, repartições públicas e em escolas.

Verde, amarelo, azul e branco compõem a bandeira do Brasil, que tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.

O verde representa as matas e florestas do país e segundo historiadores traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria.

O amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz alusão ao sol, indispensável para sobrevivência humana.

O azul significa o nosso céu e também presta uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil.

O branco simboliza a paz que o país quer. Além das cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Algumas dessas estrelas fazem alusão à constelação do Cruzeiro do Sul. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”.

Todos os anos, no dia 19 de novembro acontecem celebrações em todo o Brasil homenageando a Bandeira, sempre acompanhada do Hino da Bandeira. Nesta data também são queimadas as bandeiras velhas. 

O Hino à Bandeira do Brasil surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra.

Em 1906, o hino foi adotado pela prefeitura, passando, desde então, a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. Aos poucos, sua execução estendeu-se às corporações militares e às demais unidades da Federação, transformando-se, extra-oficialmente, no Hino à Bandeira Nacional, conhecido de todos os brasileiros.

O Interagindo também é cultura!!!

Anúncios

2 comentários em “Dia da Bandeira – 19 de Novembro

  1. Esse site é regular.

  2. Oi Giulia,

    que bom que o blog é regular, espero um dia estar próximo do ÓTIMO!!!

    Obrigada por interagir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: