Deixe um comentário

O CARA da Symetrix Corp

Carlos Alberto Paz de Araujo é o “CARA” da Symetrix Corp e é BRASILEIRO!.

Já fiz um post sobre a Indústria de Semicondutores em São Carlos, para ver clique aqui.

Fundador da empresa Symetrix Corporation, nasceu no Rio Grande do Norte e,  na década de 1970, quando estava com 17 anos, foi estudar nos Estados Unidos.

Carlos Araujo é professor de Engenharia Elétrica na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos; professor consultor na Universidade Fudan de Xangai, na China, e na Universidade Tecnológica de Kochi,  no Japão; e editor do Journal of Integrated Ferroelectrics. Doutorou-se na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos; é dono de 172 patentes e publicou 286 artigos científicos. Ou seja: tem uma sólida carreira acadêmica.

Fundou a Symetrix há 18 anos com recursos do SBIR, o programa norte-americano de apoio às pequenas empresas inovadoras, que inspirou o programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Antes da Symetrix, teve outra companhia.

A empresa detém 350 patentes no mundo. A memória a ser produzida no Brasil já é fabricada pela Panasonic no Japão, para a qual a Symetrix licenciou a tecnologia. No Brasil, contudo, a Symetrix fará a produção com marca própria. Decidido a investir nos mercados latino-americano e asiático, resolveu negociar com o Brasil a fábrica de memórias.

A disputa pela empresa ficou entre Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
E porquê São Carlos?

Em entrevista concedida à Intersom FM, Carlos Araujo disse que a escolha por São Carlos se deve ao fato da cidade ter duas grandes universidades ( Ufscar e USP), e se referiu ao Parque Ecotecnológico de São Carlos como uma grande ideia do Grupo Encalso-Damha e disse também que, com a Symetrix outras empresas virão para São Carlos. Inclusive sem maiores detalhes, Araujo falou que há negociação com mais uma empresa.

Um dos parceiros da empresa no Brasil é o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos ( CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp.

Ainda sobre O ‘cara’ da Symetrix, quem o conhece disse que se trata de uma pessoa inteligentíssima, e humildade lhe sobra.

 

Que venha a capital da Nanotecnologia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: