Deixe um comentário

Trick or Treat?

A palavra Halloween tem origem na Igreja Católica.

É uma contração de All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.

Uma das lendas sobre essa festa tem origem celta e fala que os espíritos de todos que morreram naquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava.


Doces ou Travessuras (Trick-or-treat)

A brincadeira de “doces ou travessuras” não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de “souling” (almejar).

Hoje, as crianças e alguns marmanjos saem fantasiados e batem nas portas das casas perguntando: “Trick-or-Treat“?

Se escolher Trick, você “ganha” alguma travessura na sua casa (grama pintada, ovos no terraço etc.), se escolher Treat você oferece as crianças guloseimas bem gostosas e está tudo certo!!!


Bruxas

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que é conhecido como “Dia das Bruxas” em português.

Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa cujo anfitrião era o próprio Diabo.

Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

Gato Preto

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos.

Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Abóboras enfeitadas (Jack O’ Lantern)

O costume de usar abóboras como enfeites de Dia das Bruxas provavelmente teve início com o folclore irlandês. Diz a lenda que Jack, um conhecido brincalhão, enganou o Diabo.

Ainda de acordo com a lenda, após sua morte, Jack foi proibido de entrar no céu por conta de suas brincadeiras, e também foi recusado no inferno por ter enganado o diabo, que, muito bondoso, deu-lhe uma pedaço de carvão aceso para iluminar seu caminho pela escuridão.

O carvão estava dentro de um nabo oco, para que sua chama durasse mais tempo, fazendo com que ele ficasse conhecido como Jack O’ Lantern (Jack da Lanterna). Os irlandeses usavam nabos para fazer suas decorações, mas quando imigraram para os EUA descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes, e passaram a utilizá-las.

Happy Halloween!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: