Deixe um comentário

Cuil – Será que pega?

O Cuil (palavra gaélica; pronuncia-se “cool”) é um novo site de busca, uma nova search engine lançada recentemente por ex-funcionários do Google. Os lideres do projeto Russel Power, Anna Patterson e Tom Costello, ex-funcionários do todo poderoso Google, afirmaram que projetaram e desenvolveram o Cuil para justamente ser forte nos pontos em que o Google é fraco.

O Cuil pretende concorrer como melhor buscador, contra obviamente, o Google. A ferramenta, disponível no endereço http://www.cuil.com, informa na página inicial que já indexou o impressionante número de 121 bilhões de páginas.

Os produtores do Cuil afirmam que a ferramenta é capaz de rastrear uma parte maior da web, e em menos tempo, devido ao novo algoritmo de indexação. Tom Costello, co-fundador do serviço, afirma que sua tecnologia revolucionária permitiu colocar praticamente toda a Internet nas pontas dos dedos dos usuários.

As diferenças começam no “layout” da página de entrada: o fundo do Cuil é negro e não branco como o do Google.

A página inicial é plasticamente muito bonita e tem design enxuto, a exemplo do concorrente, exceto pelo fundo negro, que concede um ar obscuro ao site, mas que permite economizar energia. Ao efetuar uma busca simples, os resultados são dispostos de forma ordenada em colunas.

O visual é bastante agradável, fugindo da monocromia habitual. Também é exibido um quadro lateral, com informações relacionadas, como no caso os serviços de busca de imagens, mapas ou documentos já conhecidos.

Contudo, uma busca mais específica, como nomes de pessoas, ainda não é capaz de retornar resultados, ao contrário do que acontece no Google. Outro problema, é que as buscas não são tão boas com palavras em português, os resultados são ligeiramente inconsistentes.

A opinião geral é a de que algum tempo será necessário para que o serviço amadureça, portanto comparar as duas ferramentas agora não seria muito apropriado.

Esperaremos então…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: