Deixe um comentário

Café Mundo Novo

Muitas são as versões sobre a origem do café Mundo Novo na cidade de Urupês, mas segundo pesquisas realizadas por técnicos do Instituto Agronômico de Campinas segue a história.

Em 1943, foi observada uma nova variedade dentro de uma população de cafeeiros conhecidos como “Sumatra”, no município de Mundo Novo (hoje Urupês, SP), sendo esta nova variedade de cafeeiro considerada pelos pesquisadores como excepcionalmente desenvolvida e produtiva.
Em 1944, essas progênies já haviam sido estudadas e selecionadas pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas, fundado por D. Pedro II,em 1887).
Esse novo material, considerado altamente produtivo, foi denominado Mundo Novo pelo Instituto e indicado para o plantio.

O Mundo Novo foi apresentado como resultado de um dos “Ensaios de Seleção Regional de Campinas”, pelo IAC, sendo selecionadas as variedades mais produtivas desse material; posteriormente, através dos ensaios regionais conduzidos pelo próprio Instituto, pelo IAPAR, pelos órgãos de pesquisa genética em outros Estados e pelas fazendas experimentais do próprio IBC(Instituto Brasileiro do Café).

Inicialmente do café que foi conhecido como o mesmo nome de “Sumatra de Mundo Novo”, mas afim de não confundir esse café com o “Sumatra”, que é uma linhagem do “Nacional” resolveu a “Comissão do Café” do Instituto Agronômico, denomina-lo café “Mundo Novo”, nome do município onde foi encontrado pela primeira vez.

Sem haver dúvida análises efetuada a fim de saber se os melhores cafeeiros pertenciam à variedade típica “Sumatra” ou à variedade “Bourbon”, deram indicações de que todos eles, sem exceção, são do grupo Bourbon, motivo pelo qual o café “Mundo Novo” não deve ser denominado “Sumatra”, trata-se de uma recombinação de um cruzamento primitivo entre o “Bourbon” e o “Sumatra”.

Vai um cafézinho aí??

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: